Marco Antônio apresenta sua equipe de Secretários e anuncia corte de cerca de 30% dos comissionados da prefeitura

0
47 views

Na noite de quinta-feira, 17/12, logo após sua diplomação, ocorrida virtualmente na tarde desse mesmo dia, o prefeito eleito de Itabira Marco Antônio Lage apresentou os nomes das pessoas que irão compor o secretariado de seu governo. O anúncio dos selecionados aconteceu numa entrevista coletiva realizada no Auditório da Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Itabira – Acita, e foi transmitido ao vivo pela internet.
Sustentado pelo tripé “Competência, Compromisso e Ética” Marco Antônio frisou que, buscando melhor desempenho possível de sua equipe de assessores, conforme compromisso feito durante a campanha eleitoral, foi estabelecidos critérios extremamente técnicos para a composição de seu secretariado, quando foi analisado não só o curriculum vitae dos indicados como também ele preocupou com a conduta ilibada dos escolhidos.
O prefeito apresentou os nomes dos escolhidos e destacou suas experiências profissionais e formação acadêmica. Dos citados, três foram ‘importados’ de fora de Itabira.
Questionado pela reportagem do Impacto sobre a contratação de profissionais de fora da cidade para os cargos mais elevados da administração pública municipal, o prefeito Marco Antônio esclareceu que tal fato se deve devido as necessidades especificas das pastas e o conhecimento dos profissionais nas áreas definidas. Também foi levada em conta a articulação dessas pessoas no sentido de captação de recursos para as áreas especificas.
Marco Antônio também falou sobre a proposta de reforma administrativa que será apresentada aos vereadores nos primeiros meses de 2021. Segundo o prefeito, o objetivo é “enxugar a máquina pública” eliminando os cargos comissionados desnecessários e ociosos dando mais eficiência à administração pública. De acordo com Marco Antônio, com a reforma prevê-se cortar cerca de 30% dos cargos comissionados. A reforma também contemplará a criação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) que terá dois eixos. Um que incorporará a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e outro que trabalhará o turismo.
Competência, compromisso e ética são os três grandes atributos que nos conduziram a escolha dos responsáveis por essas secretarias. É com esse time que nós vamos conduzir Itabira, junto com a comunidade itabirana, nós não teremos uma administração de Gabinete, finalizou o prefeito Marco Antônio Lage.

SECRETARIADO

ASSESSORIA DE GESTÃO DE PROGRAMAS E METAS
Secretário: Maurício Guimarães Mendes
Formação: Psicólogo (PUC-MG), pós-graduação em Gestão de RH (FGV), Gestão de Empresas (Dom Cabral) e especialização em Gestão de Empresas com foco em RH (Itália).

Experiência: Experiência de cerca de 40 anos na área de recursos humanos, com funções de gestão de RH na Telefônica/Vivo, Vale, Aço Minas (atual Gerdau), foi vice-presidente executivo na fintech Zetrasoft e consultor organizacional e professor na Funcesi.

CHEFIA DE GABINETE
Secretário: Alfredo Lage Drummond
Formação: Direito (Funcesi)

Experiência: Consultor Jurídico das Câmaras Municipais de Passabém e São Sebastião do Rio Preto, foi superintendente consultivo e procurador-geral do município de Itabira e professor de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo de Direito da Funcesi.

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO:
Secretário: Francisco de Assis Belgo
Formação: Bacharel em Direito pela Universidade Makenzie; especialista em Gestão Pública Integrada (Fundação João Pinheiro) e Direito Econômico e de Empresas (Fundação Getúlio Vargas); mestre em Direito pela Unipac; doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)

Experiência: Advogado militante em Direito Público e Empresarial; professor de Direito Internacional Público e Privado da Faculdade de Direito da Unipac; consultor jurídico de Câmaras e Prefeituras nas regiões da Zona da Mata e Vertentes; ampla experiência na advocacia judicial, consultiva e de pareceres para entidades do setor público e do terceiro setor, além de soluções amigáveis de conflitos como a conciliação, mediação e arbitragem.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
Secretário: Klaus Moreira Amann
Formação: Administração de Empresas (PUC/MG), MBA em Energia (USP) e processos de Licenciamento Ambiental (FGV)

Experiência: ocupou as funções de Analista de Operação, Especialista em Contabilização, Coordenador de Contabilização e Liquidação e, por último, gerente-executivo de Contabilização e Liquidação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Secretário: Mauro Lúcio Ferreira
Formação: Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal de Viçosa) com mestrado em Agronomia (também pela UFV)

Experiência: Profissional especialista em fomento e desenvolvimento de atividades rurais. Servidor da Emater há 22 anos, sendo 15 deles como técnico responsável pelo escritório de Itabira.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Secretário: Elson Alípio Júnior
Formação: graduação em Serviço Social (UNA) e Teologia (Feban), com MBA em Gestão Pública (UNA) e pós-graduação na escola de Poder Legislativo e Políticas Públicas (ALMG)

Experiência: assessor parlamentar na Câmara dos Deputados; coordenador do Núcleo de Apoio às Relações Estratégicas com a Sociedade Civil na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais de Minas Gerais; secretário-adjunto de Assistência Social, responsável pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e depois secretário de Administração das regionais Norte, Noroeste e Venda Nova na Prefeitura de Belo Horizonte; foi também coordenador do Núcleo de Cidadania da Câmara de Belo Horizonte.

SECRETARIA MUNICIPAL DE AUDITORIA E CONTROLADORIA INTERNA
Secretário: Karina Rocha Lobo
Formação: Graduada em Economia (Unicap), especializada no curso de Formação de Auditores Internos (Unicamp), MBA em Compliance e Gestão de Risco (Escola Trevisan) e Formação em Compliance pela LEC.

Experiência: Ocupou cargos de coordenadoria nos setores de Contratos e Contabilização, além da Gerência de Compliance da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TURISMO
Secretário: Breno Carvalho Lage Pires
Formação: Graduado em Administração pela UFMG, com especialização em Gestão de Comércio Varejista pela Fundação Dom Cabral e Credential of Readiness pela Havard Business School (EUA)

Experiência: Diretor de Operações no Grupo Família Pires, cofundador e Diretor de Operações no ClubPetro e fundador da startup Roads.Run.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Secretário: Luziene Aparecida Lage Duarte
Formação: Graduada em Matemática pela Funcesi, com pós-graduação em Metodologia do Ensino da Matemática pela Uniclar e Gestão em Educação pela Faculdade Pitágoras.

Experiência: profissional com mais de 30 anos de experiência em sala de aula nas redes pública e particular. Servidora pública municipal, foi coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, vice-diretora, e hoje atua como professora de Matemática no Departamento Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, com o Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Itabira (SAEMI) e Formação de Professores.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE:
Secretário: Natália Lacerda Faria
Formação: Graduada em Educação Física, especialista em Gestão das Organizações de Esporte e do Lazer, mestre em Educação pela PUC/MG

Experiência: Atuou como analista de Serviços ao Espectador na Copa do Mundo FIFA 2014 e assistente de Serviços ao Espectador na Copa das Confederações FIFA 2013, integrando a equipe do Comitê Organizador Local (COL); foi gerente de Projetos Incentivados no Cruzeiro Esporte Clube; professora contratada no Curso de Educação Física da PUC Minas; atualmente é Gestora do Complexo Esportivo da PUC Minas e consultora de Projetos Esportivos e Culturais, com ênfase em leis de incentivo e fontes de financiamentos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA
Secretária interina: Elidiane Silva Coelho Maia
Formação: Graduando em Ciências Contábeis

Experiência: Servidora pública efetiva; atuou como gestora de Orçamento de 2013 a 2016 e como Superintendente de Finanças de 2017 a 2020.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO
Secretário: Gabriel Quintão
Formação: Graduado em Gestão Pública (UniBH) e acadêmico de Direito (Funcesi)

Experiência: Consultor na área Pública, foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, secretário-adjunto de Esportes e assessor de Projetos da Prefeitura de Itabira. É cofundador do Conselho Municipal da Juventude de Itabira e membro do Conselho Curador da Funcesi. Líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e aluno formado da RenovaBR, escola de formação de novas lideranças políticas e gestão dos municípios brasileiros.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DE DESENVOLVIMENTO URBANO
Secretário: Denes Martins da Costa Lott – Bacharel em Direito pela UFMG; pós-graduado em Direito Ambiental (PUC/MG), em Aperfeiçoamento em Direito Ambiental (Ietec) e em Direito de Empresa (PUC/MG); mestrado profissional em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental (Ufop).

Experiência: Experiência em assuntos envolvendo políticas de sustentabilidade, licenciamento ambiental e licença social; advogado, analista master e assessor normativo na área de compliance ambiental na Vale, representante da empresa e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em diversos conselhos ambientais em Minas Gerais; advogado contratado do Município de Itabira nas áreas contenciosa e consultiva em temas de Direito Minerário e Ambiental.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTE E TRÂNSITO
Secretário: José Maciel Duarte de Paiva – graduado em Engenheiro Civil (UFMG), especializado em Gestão de Projetos (IETEC), com MBA Executivo (USP), e formação nos cursos CVRD Senior Leadership Program (EUA) e Mastering Leadership Challenges (Suíça).

Experiência: engenheiro com aproximadamente 40 anos de experiência, com cargos de gerência e liderança em empresas brasileiras e multinacionais como Aeroporto de Confins, Alumínio do Brasil (Albras), Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Vem ABC e Vale. Na mineradora, ocupou posições de gerente-geral de Engenharia de Projetos e gerente-geral de Implantação e Operações. Responsável por grandes obras no Brasil, Malásia, Gabão, Moçambique, Bahrain.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Secretária: Patrícia Alves Guerra – Técnica em Administração pela EFG, bacharel em turismo pela PUC/MG, gradua em Ciências Contábeis pela Funceso, pós-graduada em Desenvolvimento Sustentável pela UFMG

Experiência: Administradora e contadora com experiência empresarial, econômica, financeira e social. Atuou no departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Turismo, empresária no ramo de Contabilidade e Diagnósticos Médicos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretário: Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage – Farmacêutica bioquímica pela Ufop, pós-graduada em Qualidade e Vigilância em Hemoterapia pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

Experiência: Servidora aposentada do Estado de Minas Gerais; foi diretora de Vigilância em Medicamentos e Congêneres na Secretaria de Estado de Saúde (SES); ocupou os cargos de coordenadora de Vigilância Sanitária, referência técnica da Área Temática de Vigilância em Saúde e diretora-geral da Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS).

ITAURB
Diretor-presidente: Danilo Alvarenga Freitas – bacharel em Direito pela Funcesi, pós-graduado em Gestão Pública pela Ufop, MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law pela FGV

Experiência: Atuação em gestão e preparação de empresas para atendimento a clientes públicos e privados; chefe de Gabinete na Prefeitura de Santa Maria de Itabira; ex-presidente da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado de Itabira (Apac).

SAAE
Presidente: José Antônio Reis Lopes – Bacharel em Administração pela Funcesi

Experiência profissional: Experiência profissional em empresas como Votorantim, Xerox do Brasil e Vale; empreendedor no ramo de material de construção; diretor da Acita por 16 anos, sendo presidente da entidade por duas gestões; membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Itabira; vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Itabira; presidente da Comissão de Marca Própria da Rede GMinas; eleito empresário do ano em Itabira por duas vezes.

FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Superintendente: Marcos Alcântara – Graduado em Administração (Unipac), tecnólogo em Gestão Pública (Unipac), pós-graduado em Gestão Pública (Ufop), mestrando em Administração Pública (FGV)

Experiência: Larga experiência na gestão cultural, tanto em produção quanto em execução de projetos nas iniciativas pública e privada. Foi professor e diretor de escola. Assessor nas áreas culturais e de projetos na Câmara e na Prefeitura de Ouro Preto, onde exerceu cargo de Diretor de Administração e Cidadania. Em Itabira, foi assessor e superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Assessor: Rodrigo Andrade – Graduado em Jornalismo pelo IES/Funcec, pós-graduado em Mídias Eletrônicas (UniBH)
Experiência profissional: Jornalista com atuação na imprensa regional há cerca de 15 anos.