A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, realizou operação policial para desarticular e prender uma quadrilha envolvida em diversos crimes em Itabira. Os trabalhas começaram por volta das 6:00 horas da manhã desta quarta-feira, 08 de junho de 2022.
Operação “Anatólia”, com o objetivo de apurar organização criminosa (ORCRIM) responsável por crimes de furtos e roubos qualificados de cabos e outros materiais metálicos e não metálicos na área da mineradora Vale S/A, neste município de Itabira. Ao longo desse período, já foram apreendidos cerca de 200 quilos do material que foram subtraídos pelos investigados.
Somente no ano de 2021, a atuação desta Organização Criminosa gerou um prejuízo financeiro para a empresa vítima de aproximadamente R$ 50.000.000 (cinqüenta milhões de reais).
Dentre os investigados, destacam-se quatro grupos organizados entre si, com clara divisão de tarefas, que atuam de forma estável e perene: indivíduos que furtam, indivíduos que roubam utilizando armas de fogo, receptadores e empregados das prestadoras de serviço terceirizados pela própria Vale S/A que fornecem informações privilegiadas.






