Itabira confirma primeiro caso de varíola dos macacos

0
1.087 views
Paciente já estava em isolamento, em casa e sob monitoramento

A Secretaria Municipal de Saúde informa o primeiro caso confirmado de Monkeypox (Varíola dos Macacos) em Itabira. É um homem de 37 anos, que já estava em isolamento, em casa e sob monitoramento.

um dos principais sintomas é a erupção cutânea que vária em cada pessoa. Imagem ilustrativa

O paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 1°, foi atendido no dia 6, sendo a amostra coletada no dia 9. O resultado oficial saiu na tarde desta quarta feira, dia 17.

Ele agora passa a ser acompanhado por infectologista da rede municipal de Saúde, seguindo o protocolo padrão, inclusive com orientação quanto ao manuseio de roupas e utensílios.

Outros três itabiranos com s suspeita da doença aguardam resultados dos exames, sendo que quatro casos suspeitos foram descartados.

Saiba mais

A Monkeypox é uma doença viral com transmissibilidade moderada entre humanos. Ela pode atingir qualquer pessoa e os sintomas são similares ao da varíola. Incluem lesões na pele e febre, que em casos mais severos podem durar entre duas a quatro semanas.

A doença é transmitida pelo contato pele a pele, no entanto pode ocorrer também por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis ou por partículas da respiração. O tratamento é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar dor e as lesões na pele, prevenir e tratar complicações.

As recomendações de prevenção e controle continuam são semelhantes aos de outras doenças virais, como evitar lugares com aglomerações, o uso da máscara, a lavagem usual das mãos e o uso de álcool em gel. Em casos suspeitos, sintomáticos e assintomáticos, o usuário deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua casa, observando e seguindo corretamente as recomendações determinadas pela nota técnica mais recente.