Golpes a idosos é tema de palestra da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor em Itabira

0
131 views

“60+: revelando direitos, desarmando golpes”

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Itabira, em parceria com a Prefeitura local, Procon Municipal e Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), promoveu, na terça-feira, 16 de abril, mais uma ação educacional do projeto “60+: revelando direitos, desarmando golpes”. A iniciativa do Procon-MG busca levar informações sobre direitos do consumidor e ensinar ao público com mais de 60 anos formas de se proteger de estelionatários, de golpes nas relações de consumo, endividamento e irregularidades no mercado financeiro.

O evento ocorreu na Casa da Cidadania, no centro da cidade, onde o público assistiu à palestra ministrada pelo promotor Renato Ângelo Salvador Ferreira, que orientou, entre outros, a não abrir e-mails ou mensagens de pessoas desconhecidas, não fornecer informações pessoais por telefone, não ter pressa e consultar uma pessoa de confiança antes de fechar um negócio. Ele reforça que a prevenção é o melhor remédio: “É preciso ter esses cuidados antes de realizar algum tipo de operação financeira. Sobretudo porque depois de aplicado o golpe, é muito difícil chegar, efetivamente, à recuperação daquele ativo financeiro que foi perdido”.

Mais informações sobre o projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes” podem ser obtidas na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1695 e 1697.