Fora Aedes! Mutirão da limpeza em São Gonçalo para eliminar os focos do mosquito

0
16 views

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria e Vigilância em Saúde, continua com suas ações de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O mutirão para eliminar possíveis criadouros do inseto acontecerá em quatro bairros do município durante o mês de abril.

O primeiro mutirão será realizado no dia 1º de abril, no bairro Cidade Universitária, a partir das 8h. Nos dias 15 e 20, será a vez dos bairros Santa Catarina, Monte Verde e Santana, respectivamente. Já no dia 29, o mutirão ocorrerá no Centro e Baixada.

A população deve fazer limpeza dos seus lotes e colocar o lixo na rua para a coleta

A população desses locais poderá retirar seu material com antecedência para o recolhimento e vistoria dos agentes sanitários. O aumento dos casos de dengue tem preocupado as autoridades em saúde pública em todo o país, e na cidade não é diferente. De janeiro até a última sexta-feira, 24, foram notificadas 209 suspeitas de dengue, sendo que 98 casos foram confirmados, 8 estão em investigação e 103 foram negativados ou descartados.

A Vigilância alerta que é um período de alta incidência e o apoio da população é fundamental. Nos mutirões realizados em março, foi retirada uma grande quantidade de entulhos e possíveis criadouros do mosquito. Cabe ao cidadão fazer a sua parte, cuidando de seus quintais colocando areia em pratos de vasos, mantendo caixas d’água e tonéis bem tampados, telas nos ralos e a manutenção de baldes e garrafas virados para baixo.

Com a união de todos, é possível combater a proliferação do Aedes aegypti e evitar o surgimento de novos casos de dengue, chikungunya e zika. A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reforça a importância da colaboração de todos na luta contra esse problema de saúde pública.