Confira o gabarito preliminar da prova do Aprendiz Legal da Câmara de São Gonçalo

0
37 views
Presidente da Câmara Diego José Ribeiro e a secretária geral Maria Antônia Leite desejaram uma boa prova aos candidatos Foto: ACom/CMSGRA

No último domingo (7), foi realizada a prova objetiva do processo seletivo do programa Aprendiz Legal, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Escola Municipal Manoel Gonçalves Moreira. O presidente do Legislativo, vereador Diego José Ribeiro (PDT), e a secretária geral, Maria Antônia Leite, estiveram no local para desejar uma boa prova aos candidatos. Já nesta segunda-feira (8), foi divulgado o gabarito preliminar que pode ser conferido no site www.camarasaogoncalo.mg.gov.br ou www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/aprendizlegal2022.

Do dia 8 a 16 de novembro, acontece o prazo para recursos contra o gabarito preliminar. Em 22 de novembro, será divulgado o gabarito oficial e, na sequência, no dia 29, o resultado preliminar será anunciado. Mais informações sobre as próximas etapas do processo estão disponíveis no edital. 

Neste ano, 50 jovens estudantes se inscreveram no programa que oferece até quatro vagas de trabalho de aprendizagem remunerado na Câmara Municipal. A prova teve três horas de duração, das 13 às 16 horas, composta por 25 questões de múltipla escolha sobre a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno da Câmara, o livro “150 termos para Entender Política”, e acerca do funcionamento dos três poderes existentes no Brasil.

Seguindo às orientações em função da pandemia da Covid-19, os jovens tiveram que usar máscara de proteção, enquanto a Comissão de Aplicação e Fiscalização sinalizou a distância entre os candidatos no local da prova. Além disso, as salas foram desinfetadas, as portas e as janelas ficaram abertas durante toda a atividade, e houve constante higienização das mãos por uso de álcool 70%, que foi disponibilizado pela comissão. Foi proibido o uso de bebedouros coletivos e, assim, foram fornecidas garrafas de água aos candidatos.

O Aprendiz Legal

O programa “Aprendiz Legal” é destinado a jovens de até 24 anos, que estarão cursando o 3º ano do Ensino Médio ou do EJA em 2022, em escola pública no município, e oferece até quatro vagas com pagamento mensal de R$ 589,12. Outros benefícios são vale transporte, 13º salário e FGTS. O contrato tem a duração de 12 meses e com uma jornada de trabalho de aprendizagem de 20 horas semanais.

Para o Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), trata-se de uma iniciativa fundamental para a valorização dos jovens são-gonçalenses. “Sabemos que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, e já ter alguma experiência para ingressá-lo é tido como essencial. Por isso, a Casa do Legislativo segue com o programa do Aprendiz Legal, que além de qualificar profissionalmente os nossos jovens, combate a evasão escolar e o trabalho infantil”, declarou.

O Jovem Aprendiz realizará as atividades laborais dentro da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de segunda a sexta-feira, alocados nos setores administrativos.