Weverton Vetão pleiteia criação de uma Casa de Apoio Regional em Itabira

0
54 views

Espaço deve ser destinado para atendimento de moradores da zona rural de Itabira e das cidades vizinhas  que vem à cidade buscar atendimento de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), apresentou na terça-feira (9/11), uma indicação solicitando à Prefeitura a criação da ”Casa de Apoio Regional” em Itabira. O espaço visa  atender os pacientes das zonas rurais de Itabira, bem como de toda região, que utilizam os serviços hospitalares no município. A indicação foi aprovada por unanimidade.

“É penoso sair de casa no início do dia, enfrentar viagens longas, o tratamento, e aguardar, muitas vezes, durante todo o dia, a condução para retorno aos lares, sendo que durante esse período de espera os pacientes sequer têm refeições ou um lugar digno para repouso”, expôs Weverton Vetão.

Itabira hoje é referência em saúde para 24 municípios da microrregião (população de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Carmésia, Catas Altas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Ferros, Guanhães, Itabira, Itambé do Mato Dentro, João Monlevade, Morro do Pilar, Nova Era, Passabém, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto, Senhora do Porto e Virginópolis). Ao todo, são 412.513 habitantes que usufruem dos serviços de saúde oferecidos em Itabira.

“Fato é que Itabira tem se fortalecido cada vez mais como polo regional em serviços de saúde. Precisamos avançar cada vez mais em busca dos serviços de alta complexidade e melhorar os que já são oferecidos”, ponderou o presidente da Câmara. O socialista lembrou ainda que a diversificação econômica passa pela saúde pública.