Empresa investe em diferentes iniciativas para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do território, a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas e intensificar a segurança das comunidades

Desde o início da pandemia, a Vale não mediu esforços para atuar na prevenção da Covid-19 dentro e fora da empresa. Além de adotar medidas de preservação da saúde dos empregados, próprios e terceirizados, a companha desenvolveu diversas ações em parceria com o município e outros colaboradores para reduzir os impactos causados pelo novo coronavírus.

Educação
A parceria entre a Vale e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com apoio da prefeitura, aposta no potencial das pessoas e da cidade para diversificar a economia e construir um futuro mais sustentável. Em 2020, foi assinado um Termo de Compromisso no valor de R$100 milhões para a implantação do Hub de Educação e Tecnologia para sediar a transformação educacional e cultural.
Também foram destinados R$ 4 milhões para o Programa Vale UNIFEI-Itabira de Iniciação à Engenharia com projetos envolvendo os desafios do território. Investimento para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro e transformação de Itabira. No segundo semestre deste ano, ainda foi lançado o Fazer Ciência, um programa voltado para educadores da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Cultura
A Vale foi uma das principais apoiadoras do 1º Festival Literário Internacional de Itabira, que promoveu, ao longo do ano, uma série de ações para o público. O Flitabira, um patrocínio do Instituto Cultural Vale, é uma dessas ações que começou a movimentar o cenário cultural já no primeiro semestre. A Ocupação Dom Quixote – Portinari e Drummond reuniu totens de 3 metros de altura com ilustrações de Portinari combinadas com poemas do escritor. A exposição inspirou 5 mil estudantes de 26 escolas que participaram do Prêmio de Redação promovido pelo evento.
Segurança
A segurança das pessoas das comunidades onde a Vale está presente e das suas estruturas é prioridade da empresa. Em razão disso, a companhia trabalha com uma equipe técnica qualificada e uma série de equipamentos e tecnologias aplicadas à gestão de barragens. O Programa de Filtragem e Disposição de Rejeitos é parte do compromisso de tornar as operações mais seguras e sustentáveis. Atualmente, as duas plantas de filtragem, nas minas Cauê e Conceição, estão em fase final de construção. A previsão é que a operação das novas plantas se inicie de forma gradual a partir do primeiro trimestre de 2022, gerando cerca de 200 empregos diretos.
Descaracterização
No ano passado, a Vale iniciou o Programa de Descaracterização de barragens construídas pelo método a montante em Itabira. O processo é um compromisso da empresa com a segurança das comunidades e vem sendo executado com todas as medidas necessárias para controlar impactos, além de soluções e tecnologias para proteger todos os envolvidos. Acesse vale.com/Itabira para ler mais sobre o Balanço Vale + e conferir outras ações da empresa em Itabira


