Vale e Defesas Civis realizam simulado de emergência em Santa Bárbara e Rio Piracicaba

0
79 views

Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS de cinco estruturas da Mina Água Limpa

A Vale, juntamente com as Defesas Civis municipais, realizará neste sábado (21/5), às 15h, simulado prático de emergência em Santa Bárbara e Rio Piracicaba, com a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Diogo, Monjolo, Porteirinha e Elefante e do empilhamento drenado – ED Vale das Cobras, da Mina Água Limpa. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 5 mil pessoas. No horário do simulado, elas serão avisadas por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.

O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em algumas vias (detalhamento abaixo).

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Diogo, Monjolo e Elefante e o empilhamento drenado – ED Vale das Cobras continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Porteirinha permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Vias que serão interditadas temporariamente durante o simulado:
• MG-123, acesso de Rio Piracicaba a João Monlevade, em frente ao ponto de ônibus;
• MG-123, acesso de Rio Piracicaba a Alvinópolis, próximo ao acesso à comunidade do Vilela;
• Morro Agudo, acesso vicinal de João Monlevade a Rio Piracicaba;
• Via de acesso à comunidade do Jorge – Ponte Saraiva, na zona rural de Rio Piracicaba;
• Estrada de acesso para Itajuru com rua Aires Quaresma, acesso às comunidade de Bicas e Itajuru;
• Estrada de acesso à comunidade de Ponte Novinha, próximo à igreja, na zona rural de Rio Piracicaba;
• Próximo à linha férrea, próximo a comunidade de Cachoeirinha, na zona rural de Santa Bárbara