Vale divulga inscrições para cursos profissionalizantes

0
24 views

São aulas gratuitas em diversas áreas e os alunos frequentes terão direito a um auxílio financeiro. Objetivo é contribuir na qualificação para o mercado de trabalho

Estão abertas mais de 600 vagas gratuitas para vários cursos profissionalizantes que terão início nos meses de maio e junho. As oportunidades são em diversas áreas como cuidador de idoso, cabelereiro, maquiador, confeiteiro, padeiro, confeiteiro e auxiliar de cozinha. Em algumas cidades, estão disponíveis também vagas para cursos de inglês, libras, gestão de microempresa, auxiliar de manutenção de prédios, montagem e conserto de computadores.

Os cursos fazem parte do Programa de Educação Profissional da Bacia do Paraopeba, projeto que integra o Acordo de Reparação Integral, assinado entre a Vale, o Governo de Minas, os Ministérios Púbicos Federal e Estadual e a Defensoria Pública de Minas Gerais, em 2021, em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho.

O programa está previsto no Anexo 1.3 do Acordo, que prevê investimentos para o fortalecimento de políticas públicas nos municípios atingidos da Bacia do Paraopeba. O objetivo é promover a qualificação para o mercado de trabalho.

Critérios
As vagas são oferecidas exclusivamente para moradores dos municípios onde ocorrem as aulas, e que tenham mais de 16 anos. Os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal têm prioridade para a matrícula. A escolaridade mínima exigida varia de acordo com cada curso.

Os estudantes matriculados do programa e que participarem com frequência das aulas terão direito a uma bolsa auxílio no valor de R$ 300 para os cursos presenciais e R$ 150 para os cursos à distância. O pagamento será feito após o início das aulas e após ser comprovada a frequência do aluno

As aulas têm sido realizadas desde o ano passado, e a previsão é que em dois anos sejam oferecidas quase 6 mil vagas nos 25 municípios da Bacia atingidos pelo rompimento. O programa é realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com as prefeituras municipais.

Os locais com inscrições abertas neste momento são: Biquinhas, Caetanópolis, Esmeraldas, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Maravilhas, Mário Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Paraopeba, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté e São José da Varginha.
Informações específicas de cada curso e o formulário para as inscrições podem ser acessadas no site do Instituto Evaldo Lodi: https://programa-de-educacao-profissional-iel-fiemg.hub.arcgis.com/