Um novo ano surgirá… Faça por merecê-lo!

0
101 views
Nivaldo Ferreira dos Santos*

Ao chegarmos ao final de mais um ano, guardamos as lembranças do ano que se encerra e vivemos a esperança de que o novo ano que se inicia nos traga notícias boas…

Neste texto mencionaremos notícias relativas a trabalhos realizados no ano 2020 e expectativas para 2021, por meio de exemplos concretos de ações de algumas organizações comunitárias e governamentais com atuação em Itabira.

A Associação de Pais e Amigos (APAE) de Itabira enviou uma mensagem agradecendo os apoios recebidos em 2020 e lembrando a necessidade de manter e ampliar os apoios já existentes – o texto da mensagem é o seguinte: “Este ano não foi fácil, mas o povo itabirano sempre esteve disposto a ajudar. Agradecemos o carinho de cada um que colaborou conosco. E deixamos nosso contato para quem quiser saber sobre nossos trabalhos e também para todos que queiram saber como podem ajudar: basta ligar para o ‘Tele-APAE’, (31)3834-0101. APAE de Itabira, 46 anos de muito amor”.

A equipe do Parque Estadual Mata do Limoeiro também encaminhou uma mensagem lembrando e agradecendo as organizações parceiras (órgãos públicos, entidades sem fins lucrativos e empresas) e os cidadãos que colaboram com as atividades do parque e também informando sobre a realização do “8º Natal das Comunidades” – confiram: “Infelizmente a pandemia do novo coronavírus não nos permitiu fazer uma grande festa, como estamos acostumados desde 2013, mas a solidariedade dos nossos conselheiros, parceiros, amigos e voluntários, apoiadores deste Parque nos permitem levar alegria às comunidades do entorno do Parque. Recebemos centenas de brinquedos, lembrancinhas e cestas básicas que estão sendo distribuídos para famílias e crianças da nossa região. Agradecemos a todos os envolvidos nesta grande rede solidária.”.

A presidente da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, Maria das Graças Felipe de Lélis – Dadá, informou que em 2020 foram realizadas eleições em várias associações de moradores e que nas últimas semanas do ano não vai ter atendimento ao público na sede da entidade (sala 42 do Mercado Municipal “Caio Martins da Costa”, no centro de Itabira) e até o final de janeiro de 2021 a Interassociação está priorizando atividades que não envolvam reuniões com a presença de grande número de pessoas, como a realização de limpeza e melhorias na sede da Interassociação e a realização de levantamentos e atualizações de documentos da Interassociação e das associações. Por isso, as eleições previstas para serem realizadas nas últimas semanas do ano (Associação de Amigos do Bairro Bethânia, Associação de Amigos do Bairro Jardim da Gabiroba e Associação de Amigos da Comunidade Rural de Rio de Peixe) deverão ocorrer somente em fevereiro de 2021, quando a interassociação voltar a funcionar. Quem quiser saber mais sobre as eleições nas associações e outras atividades realizadas pela Interassociação e pelas associações deve entrar em contato com a presidente da Interassociação através das redes sociais ou pelo WhatsApp dela.

CUIDADO COM A DENGUE!
Nesses tempos de pandemia de coronavírus, não podemos deixar de lado as ações de prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelos pernilongos. O alerta a seguir ganhou destaque no site do repórter Euclides Éder: “Com o verão se aproximando, começa a aumentar a preocupação com os mosquitos transmissores de doenças, como o aedes aegypti, que transmite a dengue. Afinal, mesmo em meio à pandemia da covid-19, em 2020 foram notificados quase um milhão de casos de dengue no Brasil de janeiro a agosto, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, além de mais de 69 mil casos de chikungunya e seis mil casos de zika. E, assim como o coronavírus, a dengue é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Por isso, a forma mais eficaz de combater a doença ainda é evitar a proliferação do mosquito. (…) para proteger sua família do aedes aegypti é importante aliar ações de combate à água parada a uma limpeza eficiente.”. Confiram mais detalhes no site https://euclideseder.com.br e se cuidem!

MONITORAMENTO AMBIENTAL
Recebemos também uma mensagem do nosso amigo e leitor Geraldo Ramos Madeira (Ladinho), na qual ele divulga um aplicativo que está em uso na cidade de Maringá, no estado brasileiro do Paraná. O aplicativo tem como nome a sugestiva sigla AMA, que significa “Agentes do Meio Ambiente” e através deles são convocados “zeladores ambientais” e é realizada a organização e o monitoramento das atividades executadas por moradores que participam das ações de limpeza pública do município. Os moradores que cumprem todas as atividades indicadas pelo aplicativo, com dedicação de 6 a 8 horas por semana semanais, podem receber em torno de R$ 700 mensais. Além disso, outros cidadãos podem se cadastrar no aplicativo na modalidade “AMA–Morador”, sem o compromisso de dedicar o mesmo tempo às atividades semanais e, nesse caso, são convidados a colaborar como voluntários em ações que ajudam a preservar o meio ambiente na cidade como a separação correta do lixo, o combate aos focos de dengue e a promoção do uso racional da água. Ao final da mensagem o Ladinho deixa a referência do site “CicloVivo” (https://ciclovivo.com.br), no qual há mais detalhes sobre o aplicativo “AMA – Agentes do Meio Ambiente” e sobre outros projetos da área ambiental. Vale a pena conferir!

Para encerrar informo que o título desse nosso texto teve como base versos de dois poemas do poeta maior Carlos Drummond de Andrade: “Passagem de ano” (do livro “A rosa do povo”, 1945) e “Receita de ano novo” (do livro “Discurso de primavera e algumas sombras”, 1977). E desejo um 2021 como muitas notícias boas para todos nós… Até breve!

* Nivaldo Ferreira dos Santos é Mestre em Administração Pública, Professor, Líder Comunitário e Servidor Público