São Gonçalo realiza realiza atividades de prevenção ao câncer de mama

0
63 views

Evento é oportunidade de empoderamento através de conscientização, novo curso e retomada de oficinas

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Associação de Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aasgra) realiza a partir de hoje (19) em sua sede, uma série de atividades alusivas a prevenção ao câncer de mama. A primeira ação foi a abertura das atividades do 2º semestre da Associação e especificamente do novo curso o de Manicure em parceria com a empresa Mascarenhas Barbosa Roscoe.

Na ocasião, o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) reforçou a necessidade de prevenção ao câncer de mama através de uma corrente de conscientização para o diagnóstico precoce. Em seguida, o chefe do Executivo falou do orgulho em ter criado a Associação em seu primeiro mandato e hoje ela servir de modelo para outras cidades. Que a Aassgra é um apoio a prefeitura e a pessoas que estejam à procura de emprego a adquirirem qualificação. “Estamos trabalhando muito para colocar as coisas no lugar e isso é um trabalho de várias mãos, a Associação está de parabéns”, ressaltou.

Nozinho também anunciou que a prefeitura está adquirindo um terreno com floresta e área de cultivo e a consultoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já desenvolve um projeto de Agrofloresta que deverá servir de modelo para a região com relação ao desenvolvimento sustentável. Uma proposta que envolverá diretamente os beneficiários da Aassgra.

Ainda, o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diego Ribeiro e da Associação, Breno Aranda e a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres destacaram a necessidade de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, sendo o segundo maior motivo de mortes por mulheres no país.

A diretora do Centro de Apoio ao Trabalho e Economia Solidária (CATES), Maria Madalena Lopes e Souza agradeceu o apoio dos beneficiários em se adequar às mudanças na Associação e falou sobre a retomada das oficinas e o novo curso o de Manicure, com 20 vagas. Quem irá ministrar o curso é Keverlin Silvestre, profissional que se encontrou na profissão com um curso promovido pela prefeitura. Ela falou aos mais de 80 participantes do evento que a partir de então fez especializações e agora dividirá seus conhecimentos com as alunas. A analista de Responsabilidade Social da empresa Mascarenhas, Flávia Freitas, falou da satisfação em contribuir com o trabalho da Aasgra, cujas as boas práticas convenceram a gerência à parceria.

As atividades alusivas ao Outubro Rosa continuam amanhã (20), com palestra sobre o câncer de mama, com a enfermeira, Ana Carolina Braga Vieira Bicalho e o depoimento da funcionária, Silvana Aparecida Ribeiro sobre a doença. E na quinta, 21 será promovida outra palestra com o tema Trabalho em Equipe com a servidora, Paola Cristina de Souza.