Santuário do Caraça lança carimbo exclusivo da Estrada Real neste sábado (16)

0
61 views

Visitantes terão a oportunidade de participar do “Carimbaço” e já marcar o passaporte com o registro do destino turístico

O Santuário do Caraça, em parceria com o Instituto Estrada Real, vai realizar neste sábado, 16 de novembro, o lançamento oficial do carimbo exclusivo do destino turístico. O evento acontece das 9h30 às 11h30 com a presença de autoridades locais e convidados especiais, que participarão do “Carimbaço”, aberto ao público, incentivando visitantes para carimbarem seus passaportes.

Para o Padre Ramon Aurélio, do Santuário do Caraça, uma felicidade celebrar este marco histórico. “Até agora, éramos um dos poucos destinos turísticos da Estrada Real que não tinha um carimbo próprio. Ver essa lacuna ser preenchida é uma grande honra para todos nós. Este carimbo é mais do que um símbolo de reconhecimento; é uma homenagem ao nosso legado cultural e natural. Agradecemos a todos que se uniram a nós nesta jornada e convidamos cada visitante a vivenciar a beleza e a espiritualidade que este lugar oferece. Que este carimbo seja um convite a explorar, preservar e valorizar o que de mais precioso temos aqui”, disse.

Passaporte Estrada Real: Como Participar
O Passaporte Estrada Real é uma forma de registrar e acompanhar suas visitas aos diversos destinos da rota. Existem dois formatos disponíveis para os interessados:

  • Passaporte Virtual: Gratuito e acessível pelo Aplicativo Estrada Real. Após preencher o cadastro por meio do site institutoestradareal.com.br, os usuários podem baixar o aplicativo e ter acesso a carimbos e certificados digitais.
  • Passaporte Físico: Obtido após o preenchimento do cadastro, disponível para retirada em locais específicos. É necessário apresentar o número de código recebido por e-mail, junto com a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá, açúcar e farinha), que será destinado a instituições locais. Interessados em retirar o passaporte físico devem preencher o cadastro no site ou aplicativo. Caso não recebam o e-mail de confirmação, é possível entrar em contato pelo e-mail passaporteestradareal@fiemg.com.brou telefone (31) 3263-4765, informando o número do CPF.

Sobre o Santuário do Caraça
Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

 Fotos: Divulgação