Santa Bárbara sedia encontro para criação da rede de secretários municipais da região

0
58 views

O primeiro encontro realizado no Santuário do Caraça .Foi uma reunião de representantes das prefeituras do Médio Piracicaba, a fim de debater o Desenvolvimento Econômico Local.

A Prefeitura de Santa Bárbara em parceria com o Sebrae, Santuário do Caraça, o encontro para debater o Desenvolvimento Econômico Local. A finalidade do evento, que aconteceu no final de outubro, é criar a primeira rede de secretários municipais de desenvolvimento econômico.

O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação, Felipe Guerra; da secretária adjunta, Camilla Lage; da analista técnica Sebrae Minas, Nayara de Aguiar Araújo e representantes das prefeituras de Alvinópolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Catas Altas, João Monlevade, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e São Domingos do Prata, que permitiu trocar experiências, discutir políticas de desenvolvimento local e atuações de forma regionalizada.

Uma palestra conduzida pelo analista técnico do Sebrae Minas, Anderson Cabido apresentou os objetivos da reunião. Ele conduziu o encontro debatendo sobre o Desenvolvimento Econômico Local e as 05 dimensões da metodologia desenvolvida pelo Sebrae Minas: Capital Empreendedor; Tecido Empresarial; Governança para o Desenvolvimento; Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

Cidade Empreendedora.

Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que apoia o a transformação econômica dos municípios por meio da implantação de um conjunto de ações estratégicas.

O programa se organiza em 10 eixos de atuação, desdobrando-se em produtos e soluções que poderão ser modulados de acordo com as necessidades e vocações de cada território. Em Minas Gerais, o programa está atrelado ao Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que leva em consideração a estratégia de atuação no território e a priorização das ações.

Esta é mais uma ação envolvendo o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0.

 

ODS. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente ao de número 08 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).