Projeto de Lei do Executivo de Itabira presta homenagens a Dom Mário Gurgel e doutor Colombo Alvarenga

0
43 views

A Prefeitura de Itabira vai propor, por meio de Projeto de Lei (PL), que 2021 seja o “Ano Municipal do Centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e de Dom Mário Teixeira Gurgel”.

O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage nesta quinta-feira (28) e busca homenagear duas personalidades que se destacaram pelo importante trabalho desenvolvido na cidade. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana.

“São dois personagens que completam cem anos e fizeram história junto à comunidade. As homenagens são muito justas e, com certeza, a Câmara Municipal e a população itabirana vão aprovar esta iniciativa da Prefeitura. Eles são um patrimônio humano da cidade”, argumentou o chefe do Executivo municipal.

Pela manhã, o prefeito reuniu-se na Cúria Diocesana com o bispo dom Marco Aurélio Gubiotti e com o padre Márcio Soares, integrante da comissão que organiza as comemorações pelo centenário de dom Mário Gurgel. A Prefeitura oferecerá apoio às atividades relacionadas à data que serão desenvolvidas pela Diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano ao longo do ano.

“Dom Mário foi o segundo bispo da Diocese e tinha uma estima especial por Itabira, tornou-se itabirano por escolha: ao se tornar emérito, permaneceu aqui até o último dia de sua vida. Teve um compromisso muito sério em todas as áreas sociais, especialmente na saúde, por causa da Irmandade Nossa Senhora das Dores, da qual chegou a ser provedor”, comentou dom Marco Aurélio.

À tarde, o prefeito foi à residência de Colombo Alvarenga para conversar sobre a homenagem. “Doutor Colombo é um exemplo como médico, como cidadão. É uma alegria muito grande vê-lo chegar ao centenário lúcido, forte e saudável. Seu aniversário será comemorado não somente pela família, mas pela cidade em reconhecimento a ele”, afirmou Marco Antônio Lage.

“Acho que a homenagem está muito acima da pessoa. Estou muito satisfeito, é uma grande alegria para mim este reconhecimento pela idade e pela profissão. É uma grande honra”, agradeceu o médico homenageado.

Saiba mais
Jesus Teixeira Gurgel nasceu em 22 de outubro de 1921, em Iguatu (CE). Filho de Mário Teixeira Gurgel e Ana Alda Teixeira Guedes, adotou o nome do pai durante sua vida religiosa. Foi ordenado sacerdote em 1944 e bispo da Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano em 1971. Participou de projetos sociais no município, presidiu a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e foi provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores. Tornou-se bispo emérito em 1996 e faleceu em Itabira no dia 16 de setembro de 2006.

Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em Santa Maria de Itabira no dia 17 de junho de 1921. Filho de Álvaro e Haydée Alvarenga, passou a residir em Itabira aos cinco anos de idade. Formou-se em Medicina em Belo Horizonte e retornou a Itabira, onde ultrapassou os 70 anos de exercício da profissão. Também foi vereador na década de 1950. É casado com Eni Figueiredo Alvarenga, de 95 anos.