Programa ‘VALE MÚSICA’ tem aulas on-line

0
133 views
Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), Brasil, 12/11/2013 - Memorial Minas Gerais - Fachada do Memorial Minas Gerais, na Praça da Liberdade. Foto: Daniel Mansur / Studio Pixel

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais ministra aulas virtuais para jovens músicos. Iniciativa integra o Programa Vale Música, que promove o intercâmbio musical entre as maiores orquestras do país e crianças e adolescentes

Os alunos do Programa Vale Música ganharam um reforço especial durante a quarentena com as aulas on-line da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Por meio da Academia Virtual da Orquestra, os músicos estão ministrando aulas individuais, aulas coletivas e masterclasses para estudantes do Vale Música Belém, no Pará, do Instituto Moinho Cultural, no Mato Grosso do Sul, e do Vale Música Serra, no Espírito Santo. As aulas vão ocorrer ao longo de todo ano.

A ação é uma iniciativa da Vale que conta com a parceria de orquestras profissionais para fomentar, por meio do Programa Vale Música, a capacitação de jovens músicos de escolas públicas do país. O maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica, comemora a parceria. “Dentro da missão educativa de formação musical e de acesso à música clássica essencial à Filarmônica, ficamos extremamente felizes com a oportunidade de chegarmos com nossos músicos-professores a várias regiões do Brasil. É uma iniciativa digna de aplausos. Esperamos que ela se amplie e se fortaleça no objetivo de todos apostarem na cultura como forma de transformação da sociedade”.

 

 

O percussionista da Filarmônica de Minas Gerais, Rafael Alberto, ministra aula individual para Bruno Azevedo, aluno do projeto Vale Música Belém
Este é o segundo ano de execução do Programa Vale Música, que segue com o objetivo de incentivar a formação musical por meio da criação de uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina via Lei Federal de Incentivo à Cultura. No último ano, cerca de mil alunos de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santo participaram de intercâmbios, residências musicais, além de apresentações integradas com a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Ouro Preto.

“Faz parte da missão da Vale investir em cultura e apoiar ações que incentivam e fortalecem a música de concerto no Brasil. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento musical de jovens talentos da música por meio da conexão com as maiores orquestras do país. Aprimoramos os estudos, o repertório, a visão de mundo e refletimos sobre a nossa diversidade”, explica Christiana Saldanha, gerente de Patrocínios da Vale.

Apoio a projetos
A Vale é uma mineradora global que acredita no potencial transformador da cultura e do conhecimento. No primeiro semestre de 2020, a empresa investiu, somente em Minas Gerais, R$ 1,8 milhão em projetos sociais de apoio à educação, promoção da saúde e geração de renda.

Com o #MemorialValeEmCasa, o Memorial Minas Gerais Vale tem realizado atividades cultuais e educativas on-line
Na área cultural, o Memorial Minas Gerais Vale, localizado em Belo Horizonte (MG), está realizando virtualmente uma programação artística e educativa durante a quarentena, além de um tour on-line disponível no site do museu. Os conteúdos podem ser acessados em Libras.

Esses dados integram a última edição do Balanço Vale+, que traz as ações sociais, ambientais e econômicas desenvolvidas pela Vale em Minas Gerais no primeiro semestre de 2020. Acesse o relatório completo em www.vale.com/mg.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Criada em 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta regularmente em sua sede (Sala Minas Gerais), além de cidades do interior do estado e outras capitais do país. Patrocinada pela Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é considerada uma das principais orquestras do Brasil e da América Latina, tendo recebido diversos prêmios artísticos-culturais e de desenvolvimento econômico.