Programa Gerdau Transforma promove capacitação gratuita para empreendedores em Barão de Cocais

0
35 views

Aulas incluem capacitação com oficinais presenciais e mentoria para quem quer montar ou aprimorar seu negócio

Estão abertas até o dia 21 de agosto as inscrições para a edição do Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo da Gerdau em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, em Barão de Cocais, região central de Minas Gerais.  Podem se inscrever pessoas mais de 18 anos e que já frequentaram ou estão matriculados em uma escola pública do município. As oficinas são gratuitas e serão ministradas na Associação dos Colaboradores da Gerdau entre os dias 22 e de 26 de agosto, das 19h às 22h. As aulas são voltadas para auxiliar profissionais liberais e autônomos que pretendem montar ou aprimorar seus negócios.

Com a metodologia By Necessity®, desenvolvida pela Agência Besouro, a capacitação apoia pequenos empreendedores a ingressar no mercado de trabalho por intermédio do empoderamento e fortalecimento individual. Ao todo, são cinco dias, somando 20 horas da capacitação que estimulam os participantes a refletirem sobre suas ideias e ensinam criação de marca, desenvolvimento de produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio, conceitos financeiros e plano de ação. Depois, cada participante recebe apoio personalizado de consultores durante um período de três meses de incubação.

Tânia Maria da Silva, 62 anos, moradora de Santa Bárbara, município vizinho à Barão de Cocais, conta que foi convidada pelo ex-chefe, que já enxergava o seu potencial empreendedor, a participar do Gerdau Transforma,. “Sempre fui batalhadora, trabalho com vendas há quase 20 anos. Como gosto de pessoas, me empenho em deixar uma boa impressão e segurança aos clientes”, conta. Com a ideia de expandir os horizontes, ela fez o curso da Besouro e decidiu abrir a Loja da Tânia. Criou um MEI e trabalha com hortifruti, produtos de limpeza artesanais, entre outros. “O programa me ajudou a aumentar a minha visão sobre os negócios, e fez com que as minhas metas ficassem mais claras”.

De acordo com Luana Silva, gerente de Recursos Humanos da usina em Barão de Cocais, o objetivo do Gerdau Transforma é fomentar a educação empreendedora no Brasil”. Acreditamos no papel fundamental do empreendedorismo na construção de uma sociedade mais justa. Para nós, capacitar empresários informais e autônomos iniciando seus negócios é uma ferramenta para empoderar pessoas e moldar um futuro melhor”, reforça Luana Silva, gerente de Recursos Humanos da usina em Barão de Cocais.

“O Programa Gerdau Transforma vem provando para a América Latina e para o Brasil que, mesmo em situação de vulnerabilidade social e situação de desemprego, toda e qualquer pessoa pode, sim, gerar sua própria renda a partir de uma ideia, de muita energia e vontade de mudar a sua vida. E nós da Besouro estamos muito felizes de fazer parte desse processo de transformação social e econômica nas comunidades que mais precisam do nosso País, junto a Gerdau”, comenta Vinicius Mendes Lima, fundador da agência Besouro.

Criado em 2019, o projeto já contou com mais de oito mil alunos inscritos no programa, beneficiando mais de 1900 empreendedores de 461 cidades no Brasil e na América Latina que conseguiram abrir seus negócios com a ajuda da mentoria.

Serviço – Gerdau Transforma – Barão de Cocais
Inscrições abertas: https://www.gerdautransforma.com.br/
Data das inscrições: de 22 de julho a 21 de agosto
Período do curso: 22 a 26 de agosto
Local do curso: Associação dos Colaboradores da Gerdau (R. Coronel José Gomes, S/N, Centro, Barão de Cocais/MG)
Horário: 19h às 22h