Prefeitura começa revitalização de praças e parques de Itabira

0
70 views

Mais de 60 praças foram mapeadas na área urbana; as áreas públicas rurais ainda estão sendo em fase de atualização de cadastro

As secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano começaram a executar o projeto que visa limpar e revitalizar as praças e jardins de Itabira. Com a proposta de garantir a qualidade de vida dos moradores nas áreas rurais e urbana, a iniciativa pretende visitar os locais que precisam de cuidados e realizar manutenções periodicamente. O projeto reúne tanto a equipe das secretarias quanto profissionais da Itaurb.

MAIS AGRADÁVEL – Jardins do Paço Municipal de Itabira, uns dos primeiros a sofrer intervenção, está com novo visual paisagístico, mais colorido e florido

Até o momento, 60 praças localizadas na área urbana foram mapeadas pelo projeto. Além disso, também há praças nas comunidades rurais que serão incluídas no processo de revitalização. A proposta da iniciativa é cumprir um cronograma semanal nesses lugares, com atuação conjunta tanto na parte da limpeza urbana quanto na manutenção dos jardins. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$1,3 milhão no projeto, com a contratação de uma empresa de jardinagem e compra de insumos.

De acordo com o diretor de Jardins, Praças e Monumentos, Amilson Flávio Nunes, a gestão pública está trazendo um novo olhar para praças e jardins do município. “São locais de convívio social, onde as pessoas vão para praticar esporte, caminhar, fazer piquenique e levar as crianças para brincar. Tem uma relevância muito grande para a comunidade. Tudo pelo zelo e para cuidar da nossa cidade”, comenta.

Neste primeiro momento, segundo ele, a equipe está visitando as praças para fazer a limpeza, corte de grama, retirada de pragas, podas de árvores e plantio de mudas. Com o apoio da Itaurb, também está sendo feito roçagem, varrição e coleta de lixo. O projeto ainda prevê que estes locais também recebam reforma do paisagismo, iluminação, acessibilidade e novas lixeiras.

A primeira praça a ser revitalizada pelo projeto foi o paredão da rua Tiradentes. O novo visual do local deixou à mostra os bancos e a calçada, que estavam tomados pelo mato, além de ter ganhado vasos de plantas e pintura na estrutura do guarda-corpo de concreto. O jardim da sede da Prefeitura também foi repaginado, ganhando mudas de diversas espécies e um lindo pergolado ao lado do anexo do prédio principal.

Na última terça-feira (20), a equipe esteve na localidade rural de Serra dos Alves para realizar um mutirão de limpeza e revitalização do vilarejo. Mudas de jacarandá, ipês mirim e branco foram plantadas no adro da Igreja São José e os principais canteiros do local também foram cuidados. A Itaurb também providenciou no lugarejo a regularização do cronograma de coletas.