Acionamento por engano de sirenes assusta população de Santa Bárbara
A população de Santa Bárbara passou por mais um momento de pânico nesta sexta-feira (08) após as sirenes de alerta de risco de rompimento de barragens terem sido acionadas por engano. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Minas que também recebe o alerta
A cidade está inserida na área de risco em caso de rompimento da barragem. O comunicado foi acionado por volta das 14h30. “Atenção, atenção. Essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Dirijam-se para os pontos de encontro com segurança”, dizia a mensagem.
Após o alarme falso, um grupo de moradores da cidade realizou um protesto na rodovia de acesso ao Santuário do Caraça, pedindo respostas sobre o acionamento acidental à empresa responsável pela barragem.
Em nota, a empresa AngloGold Ashanti informou que deslocou equipes aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades, e que lamentava o ocorrido.
O comunicado reforçava, ainda, que todas as barragens estão estáveis e não apresentam riscos. Os motivos do acionamento estão sendo apurados pela empresa.
Confira o COMUNICADO
A AngloGold Ashanti confirma que nesta sexta-feira, 8 de janeiro, perto de 14h30, houve o acionamento indevido das sirenes do sistema de comunicação de emergência da barragem Córrego do Sítio, localizada na região em Santa Bárbara (MG).
A empresa deslocou equipe aos pontos de encontro para esclarecimento da situação às comunidades. Além disso, entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes para comunicar o ocorrido.
Paralelamente, os motivos do acionamento indevido da sirene estão sendo apurados. O sistema já foi normalizado. A AngloGold Ashanti lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos.