Ônibus que transportava equipe da Cenibra é destruído pelo fogo durante combate a incêndio florestal

0
197 views

Nessa quarta-feira, 9 de outubro de 2024, por volta das 16 horas, foram identificados incêndios em áreas florestais e de preservação da Cenibra, em Ipaba (MG). Os profissionais da Empresa que atuam no combate aos incêndios florestais foram acionados e se dirigiram ao local.

Ônibus que transportava equipe da Cenibra que combatia o incêndio florestal foi completamente destruido pelas chamas.                                              foto: colaboração enviada por internauta

Durante o combate, o fogo se alastrou atingindo e destruindo o ônibus que transportava os colaboradores. Não houve vítimas humanas, mas perda ambiental, de ativos biológicos e pertences pessoais.

Os profissionais foram atendidos e acompanhados pelas equipes de saúde, segurança e assistência social da Cenibra. As causas do incidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. A Cenibra reitera seu compromisso com a segurança de todos e a preservação ambiental. Conta com o apoio da comunidade para denunciar práticas inadequadas que possam colocar as florestas em risco.

 

Mais fogo, mais destruição, mais perdas

Outro incêndio de destaque no mês de outubro ocorreu na manhã do último dia 2, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), em Belo Oriente (MG).

Os profissionais da Cenibra que atuam no combate aos incêndios iniciaram as intervenções rapidamente e as equipes de campo permaneceram no local trabalhando para extinguir por completo o risco do fogo se alastrar.

Foi constatado que o incêndio iniciou em uma área de terceiros e se alastrou para uma área de preservação ambiental da Cenibra.

Nessa ocorrência também não há vítimas humanas, mas grande perda ambiental foi contabilizada.

As causas estão sendo investigadas, mas ainda não foram identificadas nem as dimensões dos danos.

A Cenibra, junto às equipes de combate, está trabalhando arduamente para combater os incêndios florestais assim que é acionada, para  minimizar os danos e evitar que o fogo tome grandes e incontroláveis proporções

“Estamos trabalhando agora para garantir a segurança das nossas áreas de preservação, mas contamos com o apoio das pessoas, pois a maioria dos incêndios inicia devido às práticas inadequadas, como o uso do fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo”, afirma Geraldo Magela Pereira, coordenador do Grupo de Prevenção de Incêndios Florestais da Cenibra.

utros focos de incêndio foram identificados pela Cenibra em florestas nos municípios de Naque (MG) e Ipaba (MG), porém foram controlados e continuam sendo monitorados pelas equipes de combate.

A Cenibra reitera seu compromisso com a preservação ambiental e a segurança de todos. Conta com o apoio da comunidade para denunciar práticas que possam colocar as florestas em risco.