Obras emergenciais minimizam riscos de danos por chuvas no bairro Pedreira

0
54 views
Itabira Pedreira chuvas prefeito Marco Antonio

Equipes trabalham no local desde o início de janeiro, quando o prefeito Marco Antônio Lage visitou o bairro para conferir ocorrências provocadas pelas tempestades de fim de ano

Itabira Pedreira chuvas estragos prefeito Marco AntônioA Secretaria Municipal de Obras conclui, nos próximos dias, os reparos emergenciais que visam minimizar impactos das chuvas na rua Gaivota, no bairro Pedreira. Equipes trabalham no local desde que o prefeito Marco Antônio Lage foi até lá, ainda no dia 2, para conferir danos provocados pelas tempestades que caíram sobre a cidade no fim do ano passado.

O chefe do Executivo voltou à rua nesta quarta-feira (13), acompanhado do secretário municipal de Obras, José Maciel Paiva. Os dois verificaram o serviço que é feito no local, cuja intenção é impedir que a água das chuvas desça com intensidade para as casas localizadas logo abaixo da via, muitas delas com barrancos.

“A gente verificou que o principal problema aqui era que, com as chuvas, a água descia com força nas casas que ficam abaixo, por causa do aclive acentuado. O que fizemos, de maneira emergencial, é construir um meio-fio para justamente desviar essa água e impedir que ela chegue às casas, evitando o risco de desbarrancamento dentro das residências”, explicou o secretário municipal de Obras.

Ainda segundo José Maciel, também foram desentupidas bocas de lobo na rua, que estavam obstruídas e inoperantes. Outra ação foi a remoção de um barranco que havia cedido e atrapalhava o trânsito. Essa terra que caiu arrebentou as conexões de esgoto da via, que tiveram de ser refeitas por equipes do município.

Em outro ponto da rua, a Prefeitura também adaptou uma estrutura emergencial para diminuir o impacto dos veículos sobre um pedaço da via que se desprendeu e ameaçava uma casa no nível logo abaixo.

“São medidas emergenciais, mas que provocam um efeito positivo e necessário nesta rua. Quando estivemos aqui, no primeiro dia após a posse, vimos que os moradores estavam apreensivos, sobretudo por ser o mês de janeiro um mês tradicionalmente chuvoso. Havia riscos. Agora, podemos ultrapassar este período e depois, em meses mais estáveis, avançar com ações que garantam mais segurança não só aos moradores do Pedreira como em outras áreas onde há riscos em Itabira”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.