Nota Oficial da prefeitura de Itabira esclarece sobre problemas nas estradas rurais

0
80 views

A Prefeitura de Itabira emitiu uma nota oficial em contraponto a uma postagem do vereador Sidney Marques (PTB) feita nas redes sociais onde o edil denuncia que a morte de um morador da comunidade do Gomes teria ocorrido devido ao estado da estrada rural que dá acesso à referida comunidade.

Em sua postagem, o vereador atribui a morte do morador da zona rural ao péssimo estado de conservação da estrada da referida comunidade já que a ambulância teria ficado atolada no barro não podendo socorrer o doente.


O prefeito Marco Antônio assumiu a prefeitura com muitas estradas em estado calamitoso de total abandono. As fotos mostram alguns pontos da estrada principal de acesso à comunidade do Angico no distrito de Senhora do Carmo.

Embora esteja cumprindo uma das principais atribuições do cargo, o vereador denunciante só não esclareceu de informar que as estadas estão nesse estado calamitoso devido a omissão do governo do Ronaldo Magalhães que virou as costas para várias comunidades rurais do município.

Ações buscam melhorar as condições de trafegabilidade das estradas de rurais

A prefeitura informou que em menos de dois meses da administração do prefeito Marco Antônio mais de 50 quilômetros das estradas rurais de Itabira já receberam intervenções como asfaltamentos, patrolamento, cascalhadas e limpezas. Também está sendo feito um diagnóstico da situação dos mais de dois mil quilômetros de estradas rurais.
Na Nota, a gestão municipal também questionou a politização do ocorrido já que, como declarado, o governo municipal mantém diálogo aberto com a população e com os vereadores.

Destaca-se que o vereador em questão, opositor ao prefeito Marco Antônio, foi candidato na coligação do ex-prefeito Ronaldo Magalhães, derrotado nas urnas na última eleição municipal.

 

Segue integra da nota oficial

NOTA OFICIAL – ESTRADAS RURAIS

A Prefeitura de Itabira vem a público prestar esclarecimentos a respeito da publicação feita pelo vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães (PTB) nas redes sociais, na qual relata uma situação ocorrida na comunidade dos Gomes.
Primeiramente, a gestão municipal lamenta o falecimento do senhor Frederico. A Prefeitura presta solidariedade aos familiares e toda a comunidade e se coloca à disposição para o que for necessário neste momento.

A situação das estradas rurais do município realmente é preocupante. Há problemas estruturais sérios provocados pela inconstância de manutenção ao longo dos últimos anos. Problemas esses que ficam ainda mais latentes em períodos chuvosos, como foi o feriado do Carnaval.

A atual gestão, desde que assumiu, há menos de 50 dias, tem feito um diagnóstico da situação das estradas rurais, com uma equipe exclusivamente voltada para atender às demandas das comunidades. Desde o dia 1º de janeiro, mais de 54 quilômetros de estradas rurais já receberam atuação dessas equipes, entre asfaltamentos, cascalhamentos, limpezas e recuperação de trechos mais críticos.

Servidores da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito estarão na comunidade do Gomes nesta quarta-feira (17), bem como em outras localidades mais atingidas pelas chuvas, para pontuar as ações emergenciais necessárias nesses pontos considerados mais críticos. A solução definitiva para o problema, porém, depende de um projeto amplo que abrace a totalidade dos mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais existentes em Itabira, algo que já é estruturado pelo governo municipal.

Por fim, a administração municipal reitera a sua postura de diálogo com comunidades e vereadores, sempre com o objetivo de buscar soluções conjuntas para os problemas da nossa cidade. Itabira tem demandas urgentes a serem resolvidas – algumas que ultrapassam décadas – e não pode haver brechas para que fatos tão sérios sejam contaminados por discursos políticos.