Marco Antônio Lage é eleito presidente do Ciscel

0
28 views

Eleição foi realizada nesta terça-feira (15), na sede da instituição, em Itabira

O prefeito eleito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), assumirá, também a partir de 1º de janeiro, a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). A eleição foi realizada nesta terça-feira (15), com chapa única. O itabirano assume para um mandato de dois anos e terá como vice o colega de partido Décio Geraldo dos Santos, prefeito reeleito de Barão de Cocais.

O Ciscel é formado por 12 municípios. Desses, nove estiveram representados por seus futuros gestores (ou atuais, no caso de reeleitos) e votaram pela eleição da nova diretoria. Também foi definido o Conselho Fiscal do consórcio, que terá os prefeitos de Ferros, Raimundo Menezes de Carvalho Filho (Diquinho); de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos; e de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves.

Marco Antônio Lage assume a vaga que será deixada por Ronaldo Agapito de Sá, de Passabém. O futuro presidente afirmou que levará para o Ciscel uma visão estratégica de melhoria contínua da Saúde em toda região. Ele defende que Itabira, como cidade polo, tem a missão de liderar o desenvolvimento que abrace também os municípios vizinhos.

“A ideia de ocupar a presidência do Ciscel nasce da responsabilidade de Itabira com a qualidade da Saúde em toda região. Itabira é uma cidade polo e, por assim ser, absorve diretamente todo o impacto neste setor, sendo impactos positivos ou negativos. O que a gente espera é poder levar uma visão macro para a entidade, com ações que possam beneficiar todos os municípios participantes do consórcio”, declarou Marco Antônio.

O futuro presidente também destaca a importância do vice Décio Santos, que é profissional da área da Saúde e terá papel relevante nas decisões. “Nossa proposta é de ter uma gestão compartilhada, com presidente e vice atuando juntos. O Décio é um conhecedor do sistema de saúde, é um profissional da área e vai colaborar efetivamente para o sucesso desta gestão”, completou o prefeito eleito de Itabira.

O Ciscel

Com sede em Itabira, o Ciscel é uma instituição de direito público que presta serviços na atenção secundária, consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade. Atualmente, a estrutura do consórcio, localizada no bairro Esplanada da Estação, está em fase de ampliação para aumentar a capacidade de atendimento.

Fazem parte do Ciscel: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.