FGV paga segunda parcela aos cadastrados em 18/10.
Mais de R$5,6 milhões ainda aguardam cadastramento beneficiados que tem direito a valores acima de R$8 mil

Até o momento, 706 pessoas ainda não se cadastraram para receber o benefício. A FGV vem realizando a busca ativa e agora contará com a ajuda do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para tentar localizá-las.
Quem tem o nome na listagem das IJs e ainda não se cadastrou, deve procurar o Posto de Atendimento do PTR, na Rua Moura Monteiro, 116, bairro Vila Regina, de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. O cadastro também pode ser feito pelo Portal do PTR Cocais – www.ptr.fgv.br/cocais.
O beneficiário que se inscrever agora receberá o pagamento integral do valor a que tem direito em janeiro de 2025, data de pagamento da última parcela do PTR Cocais.
Ações de compensação
O PTR foi criado para promover a reparação socioeconômica dos atingidos pela evacuação de algumas comunidades devido ao alerta de instabilidade da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco, em março de 2019. A gestão do programa é feita pela FGV, no âmbito de um acordo firmado entre a Vale SA, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Prefeitura de Barão de Cocais e Arquidiocese de Mariana.
Têm direito a receber o benefício as pessoas que constam na listagem definida pelas Instituições de Justiça. Os residentes foram classificados em três grupos: moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) – comunidades de Tabuleiro, Piteiras, Socorro e Vila do Gongo -, residentes da Zona de Salvamento Secundário (ZAS) que tiveram de deixar suas casas e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em fevereiro de 2023.
Se o morador tiver dúvida se tem ou não direito, ele deve procurar o atendimento local do PTR / FGV em Barão de Cocais que será realizado a consulta da lista de beneficiados.




