A FTXT, subsidiária da GWM na China focada no desenvolvimento de tecnologias de energia de hidrogênio, formalizou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o objetivo de avançar no desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio e fortalecer a cadeia de mobilidade sustentável no Estado. O acordo foi assinado ontem pelo governador Romeu Zema, em Xangai, na China. Visando o crescimento global da comercialização e desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio, a FTXT passou a adotar neste ano o nome GWM Hydrogen nos mercados fora da China.
Acordo prevê intercâmbio de conhecimento e utilização do hidrogênio fornecido pela Universidade de Itajubá para os caminhões. Projeto inclui cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento para os veículos movidos a hidrogênio verde. Foto: Divulgação
“A assinatura deste MoU representa não apenas um avanço significativo para a FTXT e a GWM, mas também para o setor automotivo brasileiro como um todo. O desenvolvimento de caminhões a hidrogênio no Brasil não só impulsionará a indústria local como também ajudará Minas Gerais a se posicionar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável”, destacou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
Esta parceria, com validade de 12 meses, e renováveis por mais 60, prevê a transferência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa nos caminhões da FTXT, proporcionando uma solução de baixa emissão para o transporte de cargas pesadas. A Unifei será responsável por fornecer o hidrogênio e atuar como parceira em estudos e pesquisas relacionadas a essa tecnologia.
“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, afirma Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Para Edson Bortoni, reitor da Unifei, “o fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”.
O MoU também visa a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.
Em agosto, executivos da GWM Brasil estiveram em Belo Horizonte (MG), a fim de estreitar relações e conhecer oportunidades oferecidas pelo Estado. Na ocasião, o projeto de veículos a hidrogênio da GWM foi mostrado à equipe do governo mineiro.
Sobre a FTXT / GWM Hydrogen
Subsidiária da GWM na China, a FTXT visa ao desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, com foco no avanço de células de combustível de hidrogênio. A empresa já lançou vários modelos de veículos comerciais a hidrogênio em grande escala no mercado chinês, com aplicação nos transportes logístico e público, embarcações e outros campos, gerando benefícios econômicos e ambientais sólidos, reconhecimento e confiança.
Sobre a GWM
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.