Demanda histórica dos agricultores locais também foi atendida, com início das obras do Salão do Agro. Esta foi a primeira vez, em 40 anos, que um Chefe do Executivo esteve no município
O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (22/6), da inauguração da sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo, na região Central de estado. A entidade conta com cerca de 130 filiados e está localizada no Parque de Exposições Tiné Motta.
Na ocasião, Zema destacou os avanços agropecuários feitos em Minas Gerais, como a energia trifásica que, nos próximos anos, poderá ser acessada por todas as propriedades rurais do estado, além das recuperações nas estradas para melhorar o trânsito dos produtores e dar mais segurança para aos agricultores.

O secretário de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, enfatizou os recordes agropecuários nas exportações, no PIB do agronegócio e a retirada da vacina contra a febre aftosa. Além disso, Thales ressaltou a importância da inauguração da nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo para o desenvolvimento local.

Parceria
Na nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus do Amparo serão realizados cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Minas Gerais (Senar Minas), reuniões entre os membros sindicalizados e, ainda, toda a prestação de serviços aos agricultores do município.

Na sequência, o presidente do sindicato, Wanderlei dos Santos Ribeiro, destacou que, após a inauguração, a associação entrará em novo momento, de completa renovação. “Essa união é muito importante para nosso setor. Todas essas parcerias são essenciais para o nosso crescimento”, completou, referindo-se à importância da união dos produtores rurais com o Sistema da Agricultura de Minas Gerais.
Salão do Agro
A quinta-feira também foi marcada pelo lançamento da pedra fundamental do Salão do Agro: Espaço de Convivência e Comércio do Produtor Rural. Antiga demanda dos agricultores locais, o local irá operar como uma loja, onde os visitantes vão encontrar ‘produtos da roça’, incluindo doces e queijos.
O Salão será construído no mesmo terreno da sede do novo sindicato. Com o início das obras dado pelo governador Romeu Zema, o espaço representa importante conquista para facilitar o escoamento da produção regional para as cidades próximas.
Ainda com relação às melhorias para a logística de distribuição dos produtos locais, o governador reforçou, na oportunidade, o recente anúncio feito pelo Ministério dos Transportes de prioridade para o projeto de concessão para duplicação da BR-381.
“Estamos trabalhando com o Governo Federal para melhorar cada vez mais nosso estado. Essa é uma obra fundamental para Minas e também para o Espírito Santo”, disse.

Perfil agropecuário
Segundo o último levantamento do IBGE, de 2017, Bom Jesus do Amparo possui 287 estabelecimentos agropecuários, enquanto a microrregião conta com 4,8 mil. Na produção do município, ressalta-se a pecuária, especialmente a leiteira, que atingiu um volume de 2,4 milhões de litros em 2021.
Quanto aos principais produtos agrícolas locais, o Sindicato dos Produtores Rurais aponta as culturas de eucalipto, milho para silagem e banana nanica como as mais relevantes.
Café com o prefeito

Pedro ressaltou que esta foi a primeira vez, em 40 anos, que um governador de Minas Gerais visitou o município. “Estou há três mandatos na prefeitura e nunca vi um governador tão presente”, destacou.
Fotos: Marco Evangelista / Imprensa MG






