Gastronomia do Santuário do Caraça atrai turistas de todo o país

0
256 views

Brocojó, pudim de gabinete, pães, bolos, doces e queijos, são algumas das opções tradicionais e tipicamente mineiras produzidas no local, que reserva aos seus hóspedes a oportunidade de se alimentar em um refeitório histórico

As belezas naturais, como os rios, matas e animais raros do Santuário do Caraça chamam a atenção de quem visita o local, situado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais. Porém, a sua rica gastronomia também é uma atração à parte, já que os turistas podem se deliciar com o clássico pudim de gabinete, pães, bolos, doces e queijos, que são algumas das iguarias que promovem uma experiência inesquecível ao paladar.

O gerente geral do complexo, Márcio Mol, descreve o cardápio como ‘maravilhas gastronômicas do Caraça. “O espetáculo de sabores, texturas e aromas que encantam os turistas, se justifica pelas receitas históricas e únicas do local, como exemplo, o pudim de gabinete, uma receita antiga e tradicional do Santuário que está em um livro raro guardado na nossa biblioteca, datado do ano de 1834. Além de ser uma sobremesa saborosa, chama bastante a atenção, também, pela sua simplicidade, já que é feito com biscoitos champanhe, doce de cidra, doce de banana, mamão em calda e outros ingredientes deliciosos. Uma curiosidade, é que o nome, ‘pudim de gabinete’ veio do armário onde se guardavam os doces nos tempos em que não existia geladeira”, comenta.

Há um pão que faz parte da história do Santuário do Caraça e que pode ser degustado até hoje no local. “Antigamente, nos momentos de festa no Colégio do Caraça, o Brocojó, pão feito de farinha de trigo, açúcar e outros itens, era assado com uma fava de feijão dentro, e então, usado para fazer um sorteio entre os oito alunos que dividiam cada ‘quadrado’ da mesa coletiva. O aluno que saía com a fava se tornava o ‘rei do quadrado’ e ganhava algumas vantagens com isso, como poder ser o primeiro a servir a refeição e até se sentar à mesa dos padres e professores”, conta Mário Mol. 

Os turistas ainda podem se deliciar com outras variedades da gastronomia do Santuário do Caraça, como o Pão de Ora-pro-nobis e o queijo. “É muito comum as pessoas conhecerem o Ora-pro-nobis como complemento nas refeições do almoço. Mas, no Caraça temos há muitos anos o pão que exibe as folhas verdes rasgadas no meio da massa, com um sabor muito elogiado pelos turistas. Sem falar dos queijos da Fazenda do Engenho, que fazem parte do complexo do Caraça e da história do local. Para completar o cardápio, pão de queijo, com queijo do Caraça, bolos, quitandas, como os biscoitos de maracujá, café, polvilho e a rosquinha de nata e pães, como o de cacau com ganache de chocolate, castanha e nozes. Uma variedade tipicamente mineira para todos que vierem”, conclui.