Descoberto fungo que pode ser a base para pesticidas naturais


Uma descoberta de cientistas brasileiros e americanos pode ser uma importante alternativa ao uso de agrotóxicos agrícolas, cujo emprego excessivo tem levado ao aumento da resistência de pragas e impactos ambientais negativos.

A pesquisa, conduzida por instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Embrapa Meio Ambiente e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, identificou um fungo isolado de sedimentos marinhos no Oceano Austral, na Antártica, a mais de 400 metros de profundidade. Chamado Penicillium palitans, o micro-organismo produz substâncias que podem ser utilizadas no desenvolvimento de biopesticidas naturais.

Os resultados desse trabalho abrem novas perspectivas de descoberta de outros fungos antárticos, para potencial uso na agricultura, e a identificação de novas substâncias bioativas de controle de pragas.

A pesquisa faz parte do Programa Antártico Brasileiro e conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, além de apoio da Marinha do Brasil.
 




Fonte: Agência Brasil

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado, 12 de abril

Neste sábado (12/4), a previsão é de céu parcialmente...

Agência Minas Gerais | Ouvidoria Móvel leva escuta cidadã e serviços da OGE/MG a Divinópolis

Nesta quarta-feira (16/4), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) realizou...