A 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Itabira emitiu um alerta à comunidade sobre um novo tipo de golpe que está sendo aplicado na cidade. Falsos entregadores estão distribuindo produtos não solicitados, como caixas de ferramentas e garrafas térmicas, e fotografando as pessoas que os recebem, sob o pretexto de confirmar a entrega.
A polícia civil adverte que essa ação representa um risco à segurança da população, já que os golpistas já possuem os dados das vítimas, que constam nas etiquetas dos pacotes. Acreditam que a fotografia seria utilizada para coletar biometria facial, que pode ser utilizada para abrir contas bancárias, contratar cartões de crédito e obter empréstimos, causando prejuízos financeiros às vítimas.
A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando os casos e pede que as vítimas registrem ocorrência na delegacia, como forma de fornecer material investigativo e comprovar a captação indevida da biometria. É importante também verificar junto ao Banco Central se seus dados foram utilizados de maneira indevida, através do sistema REGISTRATO, por meio do endereço https://www.bcb.gov.br/meubc/registrato, onde pode consultar, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira,.
A delegacia solicita que qualquer pessoa que possua informações sobre os golpistas, incluindo imagens de câmeras de segurança, entre em contato com a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Itabira, localizada na Avenida Prefeito Li Guerra, n. 1.751, bairro Praia.
A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!