Cenibra investe em boas práticas e conscientização dos empregados

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Estar em conformidade com as obrigações legais da Empresa, com a governança corporativa e com padrões éticos de conduta é fundamental em todo negócio. A partir do seu Programa de Compliance, a Cenibra realiza ações de divulgação e implantação de sua cultura, alinhadas aos princípios que regem a ética e a transparência de suas atividades. Entre os benefícios do programa estão a conscientização e a educação dos empregados, prevenindo condutas e atitudes que possam causar prejuízos materiais e à imagem da Empresa.

O termo “compliance” vem do inglês e significa “estar em conformidade com”, obedecer, satisfazer o que foi determinado, comprometer-se com a integridade. No âmbito corporativo, uma organização “em compliance” é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como de seus colaboradores e da Direção.

Diferentes recursos vêm sendo utilizados com o objetivo de fixar uma consciência em compliance nos empregados. Entre eles, peça teatral e mais recentemente a história em quadrinhos “Fazendo o certo sempre! Agindo em compliance”, com foco na área florestal, abordando questões importantes do compliance de uma forma mais simples e prática, adequada à rotina de trabalho.

Outra ação importante é o treinamento e-learning, uma modalidade de ensino a distância, realizado para todos os empregados que têm acesso direto a estações computadorizadas de trabalho. Também merece destaque a revisão do Código de Conduta Ética, com o objetivo de adequar às práticas de compliance já implantadas na Empresa por meio dos seus instrumentos normativos.

A Empresa ainda conta com um comitê de compliance e gestão de riscos que apoia a Diretoria Colegiada na aplicação das estratégias e diretrizes voltadas à promoção da cultura de controles internos, mitigação de riscos e adequação às normas e legislações aplicáveis. Esse comitê é formado por representantes gerentes com competências das áreas: governança corporativa, jurídica, auditoria interna, tecnologia da informação, meio ambiente e qualidade e relações com os investidores.

O comitê atua com o reforço do compromisso com a ética, a integridade e o combate à corrupção, por meio da continuidade dos treinamentos de compliance, a revisão do mapeamento dos riscos corporativos e a gestão integrada de metas, mais consolidada e disseminada por toda a Empresa.

De acordo com o assessor de Governança Corporativa e “Compliance Leader”, Toshiki Kurahashi, durante o período de distanciamento social, o compliance é de especial relevância para reforçar mensagens de integridade e ética, fornecendo instrumentos adequados para que a Empresa mantenha suas operações e consiga adequar as suas normas e contratos durante o ambiente da crise. “A Cenibra acredita que o ambiente ético, de respeito, dentro dos valores manifestados por suas ações, e a divulgação do seu compromisso com uma postura de compliance são fatores de sucesso para enfrentarmos esses momentos difíceis da pandemia e chegarmos mais fortalecidos para o novo tempo que irá surgir”, destacou.