Catas Altas realiza tombamentos e registros de patrimônios históricos e culturais do município

0
31 views

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Catas Altas(COMPAC) e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de forma conjunta, realizaram 02 Tombamentos e 02 Registros no ano de 2022 em nível municipal.

Tombamento da Capela de Santa Quitéria, que possui relevância pela arquitetura de frontispício trifacetado e torre centralizada e a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens do Santuário do Caraça, templo considerado o primaz em estilo neogótico no Brasil, ambos na categoria de Bens Imóveis.

Registro do Ofício das Quitandeiras e Modo Artesanal de Fazer das Quitandas de Catas Altas no livro dos saberes, como importante ação de transmissão do conhecimento e valorização das práticas tradicionais e da Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Catas Altas, no livro das celebrações, por seu notório valor histórico e cultural.

“A Secretaria de Turismo e Cultura não tem medido esforços para que nossos bens sejam preservados. Tanto nós, as futuras gerações ou aqueles que nos visitam precisam ter ciência da belíssima história do nosso município”, ressalta Aline Duarte, Secretária de Turismo.