Barão de Cocais terá nova rodada de cursos gratuitos de capacitação

0
107 views

A partir do dia 25 de março, o Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) estará com inscrições abertas para cursos gratuitos de iniciação profissional, aperfeiçoamento, qualificação e técnico em Barão de Cocais, na Região Central de Minas.

As oportunidades – ofertadas pelo SENAI e IEL, a partir de uma parceria com a Vale e a prefeitura municipal – são voltadas para jovens e adultos que residem no município. Os interessados podem se inscrever no site www.senaimg.com.br/bararodecocais ou presencialmente na unidade do SENAI na cidade (Rua Doutor Antônio Soeiro, 108). O prazo para as inscrições e o cronograma de aulas variam de acordo com o curso de interesse.

Serão 23 cursos com cargas horárias entre 16 e 1,2 mil horas, totalizando 474 vagas. As áreas abordadas são: elétrica de instalações prediais, intraempreendedorismo na indústria, segurança do trabalho, eletroeletrônica, atendimento ao cliente, informática básica, desenvolvimento de lideranças, soldagem de eletrodo revestido, implementação de dashboards e Power BI, operação de empilhadeira, almoxarifado, gestão da inovação, MIG/MAG, Controles Lógicos Programáveis – CLP, pacote Office, marketing digital, técnicas avançadas de automatização de planilhas em Excel, administração, operação de máquinas e ferramentas convencionais, informática básica e panificação.

Essa será a segunda rodada de cursos do PPMT, que foi desenhado a partir de um estudo para a diversificação econômica do município que está em elaboração. Com a participação de empresas, projetos e instituições de Barão de Cocais, foram identificadas as vocações locais e demandas do mercado de trabalho da região. O programa integra o Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Barão de Cocais e responde a uma demanda da própria comunidade por cursos profissionalizantes.

Conforme previsto em edital, 30% das vagas são asseguradas aos moradores das comunidades Piteira, Socorro, Tabuleiro, Vila do Gongo. Outros critérios de classificação levam em conta a renda familiar per capita, se o interessado estuda ou estudou em escola pública ou com bolsa em instituição particular, além da idade.

Clique aqui e conheça mais os cursos

Saiba todas as informações no edital.