Agenda propositiva busca diversificação econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo

0
13 views

Em julho deste ano, o município aderiu ao Programa de Diversificação Econômica proposto pela Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), cuja proposta é criar e requalificar políticas públicas de desenvolvimento econômico, potencializando o fomento de novos negócios na cidade a partir da atividade minerária.

Reunião para apresentação de propostas que nortearão o desenvolvimento local.        foto: ACom/PMSGRA

Na última quinta-feira, dia 31 de agosto, a equipe de consultores do Instituto Pró-cidadania (PRÓ-CITTÀ) se reuniu com a gestão municipal e apresentou um conjunto de informações relevantes, denominado Agenda Propositiva, totalmente embasado em estudos e pesquisas, que irá nortear os próximos passos do programa ora firmado.

Participaram do encontro o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Inês de Araújo Moreira e demais secretários municipais, além do consultor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Econômico da Amig, Waldir Salvador de Oliveira, que também é o gestor responsável pela consultoria que está auxiliando o município nas estratégias de consolidação das ações de fomento dos negócios já existentes na cidade e na atração de novos empreendimentos.

A Agenda Propositiva já evidenciou importantes dados econômicos da cidade que comprovam sua representatividade para a economia local, regional e nacional. Entre eles, posição de destaque do município em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do Estado – ocupando a 52ª colocação (ano base 2020) -, o que representa a força da economia local em relação às demais cidades mineiras. O documento servirá como subsídio para as novas pesquisas a serem desenvolvidas localmente, e que irão compor o Diagnóstico Estrutural e de Gargalos e o Plano de Ação a serem apresentados pela consultoria nos próximos meses antes do lançamento oficial do programa.

 

Sobre o PRÓ-CITTÀ

O PRÓ-CITTÀ é uma organização não governamental, fundada em 1993 e oferece soluções que visam o desenvolvimento socioambiental por meio de assessoria, capacitação e ações colaborativas.