As inscrições para o processo seletivo da segunda turma do Curso de Formação de Agentes de Proteção e Defesa Civil 2025 terminam nesta sexta-feira (12/9). Oferecido de maneira semipresencial, o curso tem por objetivo capacitar agentes e coordenadores para atuarem na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres, fortalecendo a atuação da Defesa Civil em Minas e em todo o Brasil.
“O curso é voltado prioritariamente para agentes que desempenham atividades relacionadas à Defesa Civil em Minas Gerais e em outras unidades da federação, contribuindo para o fortalecimento da ação preventiva e da resposta rápida em situações de anormalidade”, destacou o coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, Coordenador Estadual de Defesa Civil.
O edital com os critérios de participação e o link de acesso para as inscrições estão disponíveis neste link.
A formação é promovida pela Defesa Civil de Minas Gerais, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Serviço Geológico do Brasil (SGB), instituições reconhecidas por seu domínio na área de gestão de riscos e desastres.
Contando com 120 vagas a serem preenchidas e uma carga horária de 90 horas/aula, o curso discute três módulos, dentre eles um presencial e dois à distância, no decorrer de três meses.
Dentre os temas lecionados na parte remota, estão a Introdução à Defesa Civil; Percepção de Riscos Geológicos e Hidrológicos; Decretação de Situação de Anormalidade; Sistema de Comanda em Operações; entre outros.
Já a parte presencial inclui aula teórica e aula de campo sobre mapeamento de riscos e patologias em edificações, incluindo visitas técnicas. Além disso, ocorrerão visitas a centros de monitoramento e inteligência, onde os participantes poderão conhecer de perto tecnologias e estratégias utilizadas na prevenção e resposta a desastres.
O curso busca preparar ainda mais profissionais de defesa civil para desenvolver suas atividades de modo eficiente e reflete o cuidado do Governo de Minas priorizando a formação e capacitação, investindo em gestão de risco.
Fonte: Agência Minas