Adesb apresenta resultado do evento cultural FelizCidade

0
22 views

A Agência de Desenvolvimento Econômico e Cultural de Santa Bárbara – Adesb realizou a primeira edição da mostra cultural FelizCidade que aconteceu entre os dias 09/12 e 23/12, com o objetivo de fomentar a economia criativa de Santa Bárbara e região. O Projeto surgiu  como um presente ao santabarbarense em comemoração das festividades dos 318 anos de Santa Bárbara e do Natal. A programação foi pensada para um público de todas as idades com o propósito de unir as pessoas, trazer alegria, lazer e diversão.

A Programação que trouxe muita música, teatro, oficinas de arte, dança e circo aconteceu durante 8 dias, com início no dia 09/12 e finalização no dia 23/12.  Foram realizadas 28 manifestações culturais tendo  sido impactado e beneficiado diretamente um público de aproximadamente 5.700.  Houve contratação de 237 artistas e equipe técnica, destes 45% contratados de Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas. Houve participação também de profissionais de Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Belo Horizonte, Curitiba e Argentina.

Para Paulinha Bicalho, jornalista e diretora da Bicalho Comunicação,  Santa Bárbara tem muita sorte em receber um festival desse porte, com tantas atrações maravilhosas e gratuitas –“ A Mostra Cultural trouxe uma riqueza cultural muito grande, um sopro de esperança pra nossa cidade que ficou tanto tempo sem eventos desse tipo – finalizou.

“Já Eric Moreira, violonista e professor de violão santabarbarense, atualmente residente em Curitiba, foi muito bom voltar a sua terra natal e participar da Mostra FelizCidade –“ Foi um prazer contribuir um pouquinho com minha interpretação junto ao Duo Tercina com o Show Valsas Brasileiras, que conta a história do ritmo em nosso país com repertório de compositores históricos como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Toninho Horta e Mozart Bicalho, violinista, compositor e poeta da região que deixou importante legado para a música brasileira. A Mostra trouxe várias artes que se integram dentro da cultura da região, embora esteja residindo fora da cidade fiquei muito feliz em  mostrar o trabalho do Duo Tercina e apresentar um pouco do nosso trabalho”.

Para Alexandre Mota, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara a Mostra Cultural FelizCidade foi um marco importante no circuito cultural de Santa Bárbara. Foi realizada com muito carinho, quebrou paradigmas e atendeu os mais variados públicos. “A Mostra Valorizou artistas da região e promoveu um rico intercâmbio cultural com outros artistas, além de sincronizar com nossa política pública das “Luzes de Natal”. Simplesmente foi encantador!

A Coordenadora Técnica da Adesb, Neide Maria, disse que  a intenção é tornar a Mostra Cultural FelizCidade parte do calendário cultural de Santa Bárbara e já está trabalhando no projeto para 2023 – “Sabemos o quanto é importante e potente a diversidade cultural de Santa Bárbara e região. Precisamos transformar vocações em produtos e movimentar economias que geram outras perspectivas e sustentabilidade para o território” – concluiu Neide.

A Mostra Cultural foi realizada pela Adesb e contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara e produção da Artemovi Produções Artísticas.