Ação do Metabase resulta em zero reajuste ao Plano PASA

0
76 views

A correção no próximo ano será a menor em 10 anos.

O presidente do Metabase Itabira e conselheiro do Pasa, André Viana Madeira, exaltou o resultado das últimas deliberações do Conselho do Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale – Pasa: Não aplicar reajuste nas mensalidades.
O Sindicato Metabase Itabira possui cadeira cativa no Conselho Deliberativo do plano (a instituição é uma das fundadoras). André disse que o esforço conjunto da diretoria e dos conselheiros trouxe uma forma de compensar os aposentados e pensionistas da empresa Vale pelos prejuízos causados devido a pandemia no Covid-19: “Há uma preocupação de todos os envolvidos (diretores e conselheiros) e confesso, uma bem pessoal, bem particular, com relação a estes reajustes. Em 2018, antes de assumir oficialmente a presidência do Metabase Itabira, já me preocupava com estes reajustes. Realizamos à época uma audiência pública com representantes do executivo municipal, associações, Conselho de Saúde e Hospital Nossa Senhora das Dores. Recebemos diversas reclamações dos usuários, inclusive sobre a revisão no índice de reajuste das mensalidades. Daquele dia em diante percebi que teria que redobrar o cuidado com esta pauta”.
Em 2019 o presidente do Metabase participou da reunião responsável em calcular o reajuste nas diversas modalidades do Plano Pasa: “ Na época fizemos o possível para manter a linha de reajustes no minimamente possível e conseguimos, o menor em oito anos”, relembrou o sindicalista.
André Viana disse que os preços altos das mensalidades ainda são os principais motivos para que aposentados e pensionistas não tenham a assistência do plano de saúde: “Apesar dos importantes avanços obtidos nestes dois anos de gestão à frente do sindicato e pouco mais de um ano como conselheiro do Pasa, ainda temos muito a fazer. A mensalidade ainda é alta para os padrões dos aposentados e pensionistas. Ainda temos muitos que desistem de pagar o Pasa e morrem nas filas do SUS. Estamos vencendo a batalha dos reajustes altos e muitas vezes abusivos, mas queremos vencer a guerra dos valores das mensalidades”.

 

Projetos futuros
De acordo com André Viana o atendimento do Pasa no Hospital Nossa Senhora das Dores, principal hospital da região, ainda tem muito a ser melhorado, bem como melhorar a rede de convênios no município. “Quero sim um plano de saúde forte, estruturado, porém, com respeito máximo ao seu contribuinte: aposentados e pensionistas da empresa Vale”.

Foto: André Viana
Arte: Pasa