Visitantes terão a oportunidade de participar do “Carimbaço” e já marcar o passaporte com o registro do destino turístico
O Santuário do Caraça, em parceria com o Instituto Estrada Real, vai realizar neste sábado, 16 de novembro, o lançamento oficial do carimbo exclusivo do destino turístico. O evento acontece das 9h30 às 11h30 com a presença de autoridades locais e convidados especiais, que participarão do “Carimbaço”, aberto ao público, incentivando visitantes para carimbarem seus passaportes.

Passaporte Estrada Real: Como Participar
O Passaporte Estrada Real é uma forma de registrar e acompanhar suas visitas aos diversos destinos da rota. Existem dois formatos disponíveis para os interessados:
- Passaporte Virtual: Gratuito e acessível pelo Aplicativo Estrada Real. Após preencher o cadastro por meio do site institutoestradareal.com.br, os usuários podem baixar o aplicativo e ter acesso a carimbos e certificados digitais.
- Passaporte Físico: Obtido após o preenchimento do cadastro, disponível para retirada em locais específicos. É necessário apresentar o número de código recebido por e-mail, junto com a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal, fubá, açúcar e farinha), que será destinado a instituições locais. Interessados em retirar o passaporte físico devem preencher o cadastro no site ou aplicativo. Caso não recebam o e-mail de confirmação, é possível entrar em contato pelo e-mail passaporteestradareal@fiemg.com.brou telefone (31) 3263-4765, informando o número do CPF.
Sobre o Santuário do Caraça
Considerado um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, o Santuário do Caraça recebe visitantes de diversas partes do mundo à procura de experiências em meio à natureza, gastronômicas, históricas, culturais e religiosas. Por isso, é um importante indutor econômico na região e uma das vitrines que mostram o Estado para o planeta.
O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual e foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.
Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.
Fotos: Divulgação



