Zoológico de Brasília reabre ao público após casos de gripe aviária


O Zoológico de Brasília reabriu ao público nesta segunda-feira (7). 

O local ficou fechado por mais de um mês, depois da morte de duas aves silvestres por gripe aviária: um irerê, em 28 de maio; e um emu, em 16 de junho.

A reabertura levou em conta a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença no Distrito Federal. 

Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a medida segue normas de biosseguridade com inclui reforço na proteção dos animais e do ambiente.
Ainda foram adotados novos protocolos de segurança, como desinfecção de calçados dos funcionários e dos pneus dos veículos e a compra de novos equipamentos de proteção individual. 

O zoológico também criou uma força-tarefa de manutenção e segue com ações de vigilância, principalmente no entorno do parque, onde há presença de aves migratórias.

Já o acesso dos visitantes segue normal. 

Para o mês de julho, período de férias escolares e maior movimento, a equipe preparou uma programação especial. Entre as atrações, estão visitas guiadas, exposição do acervo do museu e atividades com personagens para o público infantil.

Vale lembrar que, no dia 18 de junho, o Brasil declarou o fim do vazio sanitário e o status de país livre da gripe aviária. O período de restrição havia começado em 22 de maio, após o registro do primeiro e único foco da doença em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul.




Fonte: Agência Brasil

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular